Publicado por: diariodebloco | abril 7, 2010

o caos acordou de noite

segunda-feira, 21h00, Gávea.

Eu nunca imaginaria o que estava pra acontecer nas horas seguintes, mas realmente eu vivi o que boa parte da população fluminense viveu no início desta semana. Me senti um lixo – desses que boiaram por aí por diversas ruas da cidade – me senti também meio herói com essa coragem idiota de sair no meio do caos, mas também me senti derrotado, assim quando me senti muito cansado. A volta para cidade de Niterói, na Região Metropolitana, já se anunciava como uma imensa batalha contra a implacável chuva do Rio.

Quando o relógio bateu 9 da noite naquele dia, o ponto de ônibus do bairro da Gávea parecia um campo de refugiados de alguma guerra não anunciada. Estudantes e trabalhadores se amontoavam à espera de um ônibus como se fossem desabrigados à espera de um prato de comida na frente de um abrigo religioso. Fato esse – a chegada do busão – que só foi ocorrer às 23h30. Até aí, pensei bem, apenas a imprensão de uma segunda-feira com muita chuva no fim de noite e seus habituais nós no trânsito. Mas o temor de que tudo era muito pior do que se imaginava surgiu quando o motorista do nosso ônibus decidiu dirigir pela Lagoa. O-caos. Primeiro os motoristas passaram a utilizar a ciclovia da Rodrigo de Freitas como via expressa. Por um segundo vi uma pessoa que se arriscava pela água escura no breu da noite quase ser atropelada. A partir daí, ruas de Botafogo estavam inundadas, com ondas se formando assim que os carros passavam. Mesma situação lá do outro lado da Baia de Guanabara. Chegar até Niterói demorou cerca de duas horas. Deitei na cama às 01h30 com a informação de que meu pai não retornara do Rio. Estava preso dentro na faculdade. Ele e mais 60 estudantes.

Lá na Avenida Maracanã.

Deixe um comentário

Categorias

